segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Crianças do Acampamento Nelson Mandela se arriscam todos os dias para poderem exercer o Direito de estudar. O acampamento fica as margens da BR 101 no Distrito de Rocha Leão pertencente ao Município de Rio das Ostras.
Cerca de onze crianças caminham durante aproximadamente trinta minutos no sol ou na chuva. Como se não bastasse por si só a caminhada, existe ainda o risco ao qual estas crianças estão expostas todos os dias neste trajeto para se chegar a escola ou vice-versa as crianças tem que caminhar por uma antiga estrada de ferro, onde hoje só passa o trem de manutenção, porém, há momentos em que as crianças ficam entre o barranco e o brejo, ficando assim a mercê da sorte, pois se o trem passar neste momento poderá por em risco a vida destas crianças que nada mais querem que exercer o seu Direito de estudar, como se não bastasse serem privados de uma vida digna em terras de seus pais.
Outro caminho utilizado é a BR 101 que expõe estas crianças a enormes riscos a sua integridade física e mental, alem de ser uma pista em que os veículos trafegam em alta velocidade podendo vir a acontecer atropelamentos destes alunos, há também o risco de sequestros e abusos de todo tipo, visto que nossa região tem alto índice de estupros e assassinatos.
Segundo a coordenadora do acampamento por diversas vezes foram feitas solicitações a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras para o transporte destes alunos e até agora nenhuma medida foi tomada.
Brasil: caminhos da desigualdade.

Fico me questionando o porque destes alunos não serem favorecidos pelo PNATE o qual tem como objetivo garantir que os alunos da educação básica pública (pré-escola, ensino fundamental e médio) residentes em área rural tenham acesso à educação, custeando o oferecimento do transporte escolar, de forma suplementar.
Espero que este humilde artigo venha a comover as autoridades competentes para que nossas crianças não tenham que passar por este tipo de humilhação e denunciar publicamente e veementemente o descaso da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras com as crianças do Acampamento Nelson Mandela.
Pátria Livre! Venceremos!

Marcações: , , , , , ,

0 comentários :

Postar um comentário